Taty Catelan |
|
Estande Abbey Road |
A Expo Show Business realizou sua segunda edição, este ano no Espaço Banespa, um evento recente para o mundo da indústria musical, composto pelos principais profissionais do mercado de entretenimento e musical para promover seus serviços e produtos, com debates e workshops com assuntos que mais se destacaram durante o ano.
A Expo contou com 32 estandes, alguns bem direcionados e limitados para um público alvo. Neste ano haviam muitos estandes direcionados para a música sertaneja, embora o destaque está para um, que localizado pouco antes da entrada, o Beatles Abbey Road, dedicado à banda de Liverpool.
Embora grande parte dos estandes fosse sobre música sertaneja (rádio e TV, duplas, produtoras e até sobre botas), continham informações também importantes para qualquer estilo musical, o espaço da Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes) e do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que estavam lá para tirar todas as dúvidas dos músicos e produtores, entregando também material com explicações completas.
Aconteceu também, no estande da Editora Sucesso/Nova Leitura, uma tarde de autógrafos com Tom Gomes, autor do livro "Banda de Milhões", biografia do grupo paulistano Lee Jackson, formado por Luiz Carlos Maluly, Marcos Maynard, Cláudio Condé, Marco Bissi e Sérgio Lopes.
Destaque especial para os debates, sempre lotados e sempre abertos para perguntas, sugestões e expressão de opiniões, tanto por parte dos convidados, como do público, os assuntos abordados esse ano foram:
- Direitos autorais;
- Shows internacionais;
- Música na telefonia celular e internet;
- A Reinvenção das editoras musicais;
- Música propaganda e patrocínio.
- Os debates sempre muito bem organizado e com convidados de peso.
A Expo Show Business não entrou no mercado para competir com a Expo Music, o seguimento é totalmente diferente, voltado para os profissionais de produção executiva, eventos, comunicação e filmagem. Apesar de ser um evento menor, com apenas dois dias de exposições, os assuntos são muito bem direcionados para quem tem interesse na área “backstage” da música.